Aller au contenu. | Aller à la navigation

Outils personnels

2011 personnes participent à l'appel des consciences
Chargement google map...

Marina Silva Brasil

Pourquoi je participe à l'appel des consciences

(Vidéo en portugais et en français)

Eu me importo porque descobri que somos seres carentes e dependentes. Carentes dos instintos que nos dariam relativa autossuficiência, dependentes do afeto que supre essa carência e nos sustenta a cada passo da jornada. Dependentes de tudo que promove a vida na terra.
Nasci na Amazônia e  aprendi, desde cedo, que dependia de tudo que me circundava para poder existir. Dependia das árvores para ter alimento e fibras para construir, do solo para plantar, dos rios para saciar todas as sedes do corpo.

Dependia do clima para as colheitas e das colheitas para viver. Dependia da comunidade de vida com plantas e animais, visíveis e invisíveis, que me davam um lugar para nele ser e dele cuidar. Dependia da generosidade das pessoas para lidar com as dificuldades da vida e para desfrutar das amizades, do acolhimento e do amor. Eu me importo porque não quero e não posso ser indiferente à dor e ao sofrimento. Muitos fogem de suas terras pela guerra, outros pela falta de água, pelo esgotamento de suas florestas ou de suas áreas de cultivo e de pesca.

Muitos se amontoam nas cidades em busca de proteção, mas se vêem cada vez mais vulneráveis em ambientes hostis que limitam e ameaçam suas vidas.
Eu me importo, finalmente, porque sonho. Sonho com uma nova comunidade de pensamento, onde a ética da fraternidade oriente nossas escolhas e ações. Sonho com um mundo em que haja o suficiente para cada um e onde todos cuidem do que é de todos. Um mundo em que a restauração do equilíbrio climático seja uma responsabilidade humana e o ambiente saudável um direito universal, compartilhado com todos os seres vivos do planeta.

(Pour garder en authenticité, les témoignages des personnalités n’ont pas été traduits.)

 

Former Minister of Environment of Brazil, director presidente

Instituto Marina Silva

María Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, conocida como Marina Silva (Rio Branco, 8 de febrero de 1958), es una política, ambientalista y pedagoga brasileña. Ha sido candidata a la Presidencia de Brasil en 2010 y 2014.

 

Marina Silva est une militante écologiste et une femme politique brésilienne. Ex-membre du Parti des travailleurs, elle est élue sénatrice avant de devenir ministre de l'Environnement de 2003 à 2008. Elle reçoit le prix Goldman pour l'environnement en 1996, puis le prix Sophie en 2009.

Mots-clés associés :